Investimento

Chemistry

Interview

GRATUITA

Processo de

Coaching 

77€ por Sessão

Projectos

Especializados

A definir

Colaborações

Perguntas Frequentes

O ICF (uma das organizações que regula dos profissionais desta área) define da seguinte forma: “coaching consiste numa parceria com o cliente, através de um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.”

E daqui eu destaco a relação de parceria que se estabelece, sem nunca condicionar opções, sem nunca tecer juízos de valor, sem nunca opinar ou influenciar o cliente.

Um Coach é um Personal Trainer, só que ao invés de treinares os músculos treinas atua mente para alcançar os teus objectivos.  

E já que falamos em desporto, o Tom Landry (ex treinador dos Dallas Cowboys) define assim um coach:

“A coach is someone who tells you what you don’t want to hear, who has you see what you don’t want to see, so you can be who you have always known you could be.”

Alguém cujo único interesse é apoiar-te, incentivar-te e chutar-te o rabo quando for preciso para que alcances as metas a que te propões. Precisas de argumentos menos poéticos? Aqui ficam:

– novas ferramentas para gerires a tua vida;

– autoconhecimento, desenvolvimento de competências e habilidades;

– identificação de blindspots, traçar objectivos e metas;

– feedback estruturado;

– aumento significativo da motivação, da resiliência e da atitude positiva.

No caso das Empresas e Organizações existem vários estudos que comprovam os benefícios do coaching dos quais destaco: redução do turnover; aumento da qualidade nos relacionamentos interpessoais; redução do stress e conflitos internos; aprofundamento do espírito de equipa, maior produtividade e satisfação; desenvolvimento de competências e valores partilhados e a co-construção do futuro da empresa.

Um dia a minha chefia disse-me “Tenho um desafio para ti!” e de desafio em desafio superado, cerca de seis meses depois de ter entrado na empresa foi-me atirada uma equipa para gerir. O desafio começou com criar um manual interno, depois dar formação aos novos colaboradores e rapidamente uma equipa foi crescendo até um máximo de 22 pessoas.

As únicas indicações que me passaram estavam relacionadas com o preenchimento de dados, controlo de horas, kpi’s, sla’s e outras practicalidades da função. Ninguém me preparou para a transição de colega para chefe, para as subtilezas das diferentes personalidades, para os erros, para os conflitos, as invejas, os motins.

Por isso comecei a ler sobre desenvolvimento pessoal e profissional, comecei a formar-me, a testar ferramentas e metodologias, a fazer da minha equipa cobaias. E fui evoluindo, fui descobrindo um mundo fantástico e comecei esta viagem fantástica na área, que ainda só vai a meio.

Porque cheguei a um ponto na minha carreira onde visto de fora tinha tudo: estabilidade, status, regalias e mordomias. Mas era profundamente infeliz.

No processo de descoberta de como dar a volta à minha situação pessoal nasceu esta convicção inabalável de que a vida é demasiado curta para se ser infeliz com o trabalho. E percebi que há uma epidemia de pessoas infelizes com a situação que vivem.

Coaching de Carreira é uma ferramenta tremenda em diferentes fases do percurso individual de cada um:

No ensino secundário como forma de fazer escolhas conscientes; Durante o ensino superior / profissional para antecipar estratégias de entrada no mercado de trabalho; Em situações de encruzilhada profissional (mudanças, desemprego, estagnação) para desbloquear possibilidades; Para criar um caminho coerente de evolução na sua profissão a médio e longo prazo; Na preparação de novos líderes, na mudança de papel dentro da organização; Ou mesmo em caso de planeamento da saída da vida activa.

Varia muito é a resposta mais honesta que posso dar. Varia de profissional para profissional, de cliente para cliente, de projecto para projecto. Encontras no site o preço indicativo por sessão / hora, mas costumo trabalhar ao projecto com a maioria dos clientes.

Isto quer dizer que na chemistry interview, de acordo com as informações recolhidas e os objectivos pretendidos faço um orçamento personalizado e um planeamento estratégico para cada potencial cliente e acordamos os detalhes do investimento que serão necessários, bem como as modalidades de pagamento possíveis.

Uma coisa é certa: não investires em ti é um preço demasiado caro a pagar num futuro próximo.

Não, não, não e talvez. Podes ler tudo sobre isso neste post.

  1. O meu foco são os resultados dos meus clientes, sejam pessoas, organizações ou equipas. Isto não é um concurso de popularidade, o meu propósito é ajudar a partir dos bastidores para o sucesso dos outros.
  2. Assumo a total adaptabilidade. Isto não é sobre mim, é sobre ti. Sejam níveis de energia, preferências de comunicação, horários, locais, tecnologias.
  3. Estabeleço de relações de parceria e não contratos unilaterais, isto significa responsabilidade e compromisso de ambos os lados.
  4. Faço perguntas, muitas, umas difíceis, outras inesperadas, todas para levar à acção.
  5. Quando algo não funciona procuro estratégias diferentes. As vezes que forem preciso. Sou um autêntico MacGyver de saias.
  6. Vivo em aprendizagem permanente, o que te assegura as últimas técnicas, ferramentas e metodologias.
  7. Resiliência é o meu nome do meio – mentira, é Cristina, mas a resiliência é algo em que trabalho todos os dias e que resulta numa influência positiva e motivadora para ti.
  8. Dou pontapés no rabo, figurativos até à data mas nunca se sabe o futuro. Quer isto dizer que como diz o Tom Landry, eu vou te dizer o que tu não queres ouvir, fazer-te ver o que possivelmente tu não queres ver, tudo para que possas ser quem tens o potencial de ser.
  9. Sou anti-bullshitada, vou directa ao assunto e sou pouco tolerante à intolerância.
  10. Eu acredito em ti. Acredito no potencial interior de cada ser humano, seja qual for o seu contexto. Acredito que com as ferramentas certas és capaz de tudo aquilo a que te comprometas verdadeiramente.

É dinâmico, alternando entre momentos de pura acção e de introspecção. Muito prática, com recurso a ferramentas diferentes, focada no saber-fazer, envolvendo mente e corpo.

Serviço ao Cliente, Gestão de Reclamações, Vendas Consultivas, Resolução de Problemas, Gestão de Conflitos, Liderança de Equipas, Motivação & Resiliência, Gestão e Liderança Remota, Ferramentas de Coaching para Equipas, Inteligência Emocional, Assertividade, Gestão de Tempo, Employer Branding, Felicidade no Trabalho, Recrutamento & Seleção, Gestão de Carreira, Eficácia Pessoal

Eco-sistemas dinâmicos, pouco burocráticos, com energia própria e vontade de fazer acontecer. Estruturas pequenas e startups mais do que big corp. ONG’s e causas nobres. Pessoas de mente aberta, criativos, artistas e desportistas.

Conversamos sobre isso. Se estiver dentro do meu campo de acção após a recolha da informação necessária, apresento uma proposta para debatermos e avançar a partir daí. Caso saia fora daquilo em que consigo aportar valor sugiro potenciais fornecedores que possam dar seguimento.

Para além do Coaching e da Formação enquanto ferramentas de trabalho também uso Jogos de Tabuleiro, Gamification & Serious Play; Programação Neuro-Linguística; Yoga do Riso, Biblioterapia, Cineterapia, entre outros.