O poder de uma bucket list

“Kick the bucket” é a expressão idiomática equivalente ao nosso bater as botas. Uma bucket list é uma lista de coisas / experiências/ aventuras para fazer antes de morrer. Parece mórbido ou até um bocadinho OCD? Pelo contrário.

Jack Nicholson e o Morgan Freeman protagonizaram em 2007 o filme The Bucket List. Nele as duas personagens – o Jack um bilionário e o Morgan um mecânico – só têm uma coisa em comum: são doentes terminais de cancro. Conhecem-se no quarto de hospital que partilham e vão fugir juntos para realizar tudo o que está na bucket list.

Criar e manter uma bucket list ajuda a colocar em perspectiva o que queremos fazer da nossa vida e mantém a motivação viva para ir atrás dos nossos sonhos. E não é preciso estar a bater as botas.

Podes colocar nela tudo o que quiseres. Podem ser viagens, podem ser experiências, podem ser aquisições, marcos na carreira, nas relações, tudo, é mesmo tudo o que quiseres. Alguns exemplos: visitar as oito maravilhas do mundo, nadar em todos os oceanos, falar na maior convenção da tua área, reformares-te aos 50, correr a maratona, meditar todos os dias, ler um livro por mês… as possibilidades são infinitas.

Um dia vou…

Dás por ti a dizer isto? Um dia vou aprender a andar de bicicleta (juro que vou) um dia vou ao Nepal, um dia vou nadar com os tubarões… um dia que muitas vezes acaba por não acontecer.

Deixamos que as rotinas instaladas e o conforto dos hábitos nos dominem. A bucket list é um antídoto para isto. Escrevê-la é materializar todos os teus “um dia vou…” e torná-los num desafio em progresso contra o marasmo do dia-a-dia.

Pensa em tudo o que gostarias de fazer se pudesses fazer qualquer coisa e começa a escrever. A bucket list é um documento dinâmico. Podes acrescentar coisas a qualquer momento, retirar o que já não faz sentido, e sugiro que andes sempre com ela, dobradinha na carteira ou na tua agenda.

Podes criá-la de forma genérica, ou seja para a vida, temática – viagens, experiências ou mesmo de forma a fazer sentido no momento em que te encontras – coisas para fazer antes de casar / antes dos 30/ durante a faculdade. Vale tudo, do mais simples ao mais rebuscado, do material ao espiritual. Só tem de fazer sentido para ti.

Transformações

Criar a tua bucket list é um processo transformador. Sentares-te para pensar em tudo o que queres fazer um dia e listar tudo implica uma reflexão sobre quem és, qual o caminho que tens feito até aqui e para onde queres ir.

As possibilidades são quase infinitas e o mundo está cheio de coisas interessantes para se fazer. Mantém a mente aberta e começa a tua viagem de descoberta.

Tem em conta aquilo que faz sentido para ti, se possível sem influências externas dos milhares de listas que existem online e te podem enviesar. Se for importante vais lembrar-te, se mexer contigo está aí, se for mesmo teu vai surgir espontaneamente.

Olhar para trás, olhar para a frente

Se vais escrever a tua primeira bucket list não te limites com aquilo que achas que consegues/podes fazer. Vais ter itens na tua lista que são quase impossíveis, e vais ter outros que são quase imediatos. Ambos valem.

Se já tens uma bucket list em curso sabes o quão inspirador é ver tudo o que já marcaste como feito e acedes directo a um conjunto de memórias que te deixam num estado optimista, cheio de energia e motivação.

Nos dias em que a vida nos atropela, as coisas não correm pelo melhor e vamos ao tapete é importante ter esta lista, é importante levantar, sacudir os estilhaços e voltar ao jogo. A tua bucket list é perfeita para isto mesmo.

Descarrega o template e faz hoje mesmo a tua. Ou se preferires, inspira-te com o trailer antes.

Partilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on reddit
Share on tumblr
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp

Outros recursos: